Você conhece a sua missão?! Alcance a sua missão de vida em 3 passos.

Tempo de leitura: 12 minutos

Quando se fala em missão de vida, você sabe do que se trata?! Existe a missão, o propósito, que todos nós viemos buscar nesta vivência terrestre, aquilo que você precisa superar, entender, aceitar…e aquela, ligada à realização pessoal.

O que realiza a minha alma, que desperta a minha capacidade de criação, relacionada a um trabalho, ocupação, ou mesmo, uma atividade que não requeira ganhos financeiros, mas, traz a satisfação de fazer um trabalho por amor, paixão, e isso te move a se movimentar mais, conquistar mais, e buscar mais soluções.

Muitos estão vivendo uma vida baseada na necessidade.

homem sentado pedindo esmolas

E essa necessidade é a nossa luta pela sobrevivência e perpetuação da nossa espécie, algo primitivo, que nos ameaça constantemente como o medo da fome, do frio, da morte. Estamos reagindo às situações porque assim aprendemos desde os primórdios.

A parte do cérebro reptiliano é responsável pelos nossos desejos instintivos e nossas ações de luta ou fuga quando nos sentimos ameaçados. E através dele, queremos o controle de tudo e a garantia da nossa segurança.

Assim, seguindo a necessidade e a ação baseada no medo, buscamos um emprego, nos formamos em determinada área, abraçamos uma carreira que, na maioria das vezes, não nos deixa realizados, mas, que tem a garantia de um ganho certo no final do mês, as maiores oportunidades de trabalho, os maiores salários do país.

Ou mesmo, apenas um emprego que garanta a minha sobrevivência, por não ter uma qualificação para ganhar mais. Isso, talvez faça sentido até um determinado ponto da sua vida, quando você se depara trabalhando muito sem ter tempo para si e as coisas que gosta de fazer, estafado, com a falta de um trabalho que te motive e dê prazer em realizá-lo.

Chega o momento que entramos em sofrimento.

A segunda-feira se torna um dia amargo, é difícil levantar e sair para trabalhar. Como vou me animar, se a semana está só começando, e eu preciso acordar cedo para enfrentar um trabalho que já não suporto mais?!

Não é a toa que os feriados são tão esperados, chegam para nos “salvar” desse sufoco do dia a dia, e do peso de todas as obrigações com aquilo que eu não gosto. Por isso adoecemos tanto no começo da semana, e queremos comemorar um final de sexta bebendo para esquecer todo esse fardo.

Muitos estão nesta condição…adoecidos, dopados.

Observe, que olhar para si e perceber que estamos desmotivados, doentes, cansados, depressivos, nos mostra o quanto estamos distantes do nosso propósito de vida. Quando nada faz sentido, a nossa alma grita, pedindo que voltemos para o eixo, o equilíbrio, a essência do ser.

Para encontrar com sua verdadeira essência conheça a EFT Técnica EFT

E essa essência pode ter sido perdida a muito tempo, talvez quando jovens, na adolescência, na infância…no momento em que a alma perdeu essa conexão com algo maior, e alguém nos disse que devíamos cuidar com a nossa vida, sem nos orientar, que o mais importante era cuidar dessa vida com o propósito de ser pleno e feliz.

Nesse momento, o que temos de pessoas tomando medicamentos controlados para dar conta de uma vida que não é sua, com tantos afazeres, obrigações, responsabilidades.

E doenças físicas, psíquicas, aparecem alertando que estamos fora de nossa sintonia. O nosso corpo recebe informações de que algo não funciona bem, queremos algo que não é nosso, lutamos para conquistar aquilo que não é da nossa essência.

Até o momento que o corpo se desgasta, ou paramos para avaliar o que é isso, ou entramos em “curto-circuito”, adoecemos fisicamente, a nossa psique se fragmenta e entramos em crises de pânico, depressão, fobias.

Não seguir na sua missão, no seu propósito, pode custar caro!

boneco com várias pedras na cabeça indicando sofrimento

Por isso, aconselho que pare e reflita um minuto do seu tempo…eu tenho seguido a minha missão?! Trabalho, me dedico a algo que faz a minha alma se alegrar?! Me sinto realizado no caminho que estou?! Observe bem os seus pensamentos e emoções nesse momento, eles vão te guiar para o entendimento do que você vive atualmente.

Se você segue no caminho da sua essência, da sua alma…parabéns por você ser um diferencial nesse mundo! Mas, se você está perdido, apenas repetindo um padrão que foi ensinado, e nem consegue enxergar como descobrir esse caminho de volta para o seu interior, peço que acompanhe esse passo a passo rumo ao conhecimento da sua missão!

Antes disso, quero relatar a minha história…

Não foi fácil seguir no meu propósito, antes, eu resistia muito em trabalhar com qualquer coisa que estivesse relacionado à terapia. Eu ficava em uma luta interna, e na época do vestibular, na escolha do curso que pretendia seguir, era uma grande aflição.

De um lado o racional, pensando nas possibilidades do ganho financeiro, qual curso trazia esse retorno financeiro mais rápido, qual tinha um melhor mercado de trabalho. Do outro, a minha alma dizendo que já existia um caminho a ser seguido.

Muito tempo já se passou...e na época escolhi um curso que pensando racionalmente me traria mais vantagens, então, fiz Arquitetura. Apesar de ter gostado muito do curso, no fundo, eu sabia que não era aquilo que a minha alma pedia. E quando concluí a faculdade, o vazio era grande dentro de mim! E assim, fui buscando o autoconhecimento, para entender quem eu era de verdade e o que seria o meu propósito!

Com isso, quero que você perceba que a minha luta, a minha resistência em seguir no meu propósito era muito grande! E essa resistência que muitas vezes temos é o primeiro passo a ser vencido para encontrar e seguir na sua missão.

Acesse o vídeo do André Lima, terapeuta, professor, palestrante na área de desenvolvimento pessoal. Aqui ele ensina como encontrar e viver sua missão de vida utilizando a técnica EFT. Faça todos os dias esse exercício, e você ficará cada vez mais sintonizado com a sua missão!

1º Passo: Vença as suas crenças limitantes.

Eu acredito que todos nós temos algo em que nos destacamos, habilidades que nos são natas. Você pode dizer que não tem essa capacidade, que nunca descobriu no que era bom! Mas certamente, você, na sua infância, adolescência, gostava de se entreter com alguma atividade, e isso, te dá uma direção na descoberta do seu propósito de vida.

O que acontece é que muitos pais, adultos, que cuidam de uma criança, adolescente, podam a sua criatividade, por achar que aquilo não é bom para elas, no sentido de que seguir nesse caminho não “trará futuro” para ela.

Por exemplo, o filho que quer ser cantor… o pai, a mãe, a família como um todo, podem se colocar contra esse desejo por acharem que ser cantor não dá dinheiro, e tentam persuadir o outro a seguir um outro caminho, mostrando todas as desvantagens de seguir no que ele quer.

Com isso, a criança, o adolescente, cresce escutando da sua família, das pessoas ao redor com quem convive, o quanto é difícil ser um cantor reconhecido, que a vida de artista é muito ingrata…uma hora você faz grande sucesso, outra hora você é esquecido!

E assim, você vai aprendendo, absorvendo, que querer ser artista é algo muito ruim! E nos desfazemos dos nossos sonhos…acatamos o conselho do outro que nos quer bem, e não quer nos ver sofrer!

moça sentada tocando um violão

Na verdade, o pai, a mãe, a família na qual vivemos, estão inconscientes do que fazem, e não agem assim por mal!

Quando um pai diz ao filho para não seguir na carreira de cantor porque não traz uma boa condição financeira e que uma hora ele vai se frustrar…isso apenas é uma crença do pai! Está dentro daquilo que ele conhece sobre uma carreira de cantor, não é uma verdade absoluta, mas é o que ele acredita!

Se você está preso em alguma crença como essa…

…”que ser um cantor não é profissão, não dá dinheiro”, ou, “professor é um pobre coitado”, “advogados só querem roubar do outro”, “ser empresário é se tornar um explorador dos funcionários”, “todo terapeuta é um grande charlatão que trabalha a custa do sofrimento do alheio”…é preciso que deixe essas crenças para seguir no seu propósito, ou, estará preso a algo que sempre o impede de seguir naquilo que quer.

Para vencer as crenças limitantes, conheça a EFT Técnica EFT

2º Passo: Dedique um tempo a você!

O tempo para si, tão necessário para um reequilíbrio, descarga de tensão, conexão com o seu eu interior, se tornou algo visto como ruim, de pessoas preguiçosas, que não querem dar duro, ou, antissociais, que não querem a companhia do outro.

Acontece, que esse tempo para si, é o voltar para dentro, estar a sós para poder se ouvir. E não, sair para baladas com amigos, churrasco do fim de semana, visitas até tarde na casa de parentes, passeio no shopping com as crianças.

Tudo isso é bom, mas é preciso ter um tempo para dedicar a si mesmo, ou então, não conseguimos digerir tudo o que nos afeta, não filtramos os acontecimentos para ressignificar aquilo que não foi bom.

Vivemos no piloto automático, reagindo aos acontecimentos, sem ter clareza do que fazemos com a nossa vida.

Não paramos para pensar naquilo que nos realiza de verdade, e por isso, a maioria das pessoas, não têm consciência de qual seja o seu caminho!

Quando paramos para uma meditação, uma respiração profunda, uma oração que nos conecte com a divindade que existe em nós…podemos fazer essa reflexão sobre o que temos feito até hoje, e se estou de fato seguindo o caminho que a minha alma pede, ou, se é preciso corrigir a rota e seguir em outra direção!

E as pessoas têm medo de seguir em uma nova direção…não querem sair da sua zona de conforto, do que já estão acostumados a lidar! Não foi fácil para mim…mudar de cidade, seguir uma nova profissão!

Mas, precisei lidar com isso, trabalhando os meus medos para conseguir fazer essa mudança de vida. E sei como é sabotador se esconder atrás de tantos afazeres, da falta de tempo...porque sabemos que parar, refletir, estar a sós, é extremamente doloroso para quem se percebe infeliz na vida que leva!

Não tenha medo, ou melhor, trabalhe os seus medos, as emoções que podem levar a essas sabotagens.

Observe, que temos desculpas para tudo…sempre que pensamos em mudar algo, surgem os pensamentos que nos diz que este não é o momento! Pode ser que não seja mesmo…mas, grande parte desses pensamentos são apenas processos sabotadores para nos manter na nossa zona de conforto!

Trabalhe os seus medos e processos sabotadores com a EFT Técnica EFT

Comigo foi assim…sempre que pensava nos passos que precisava dar para seguir neste novo caminho, eram muitos os supostos impedimentos, então, eu recuava! Até o momento que não dava mais para resistir, e finalmente, segui rumo a essa mudança!

3º Passo: Busque sempre o autoconhecimento!

Existe algo que fez uma grande diferença em minha vida, um conhecimento que adquiri, e não foi pelos anos que estudei em uma faculdade.

Apesar do conhecimento técnico ser necessário…o que nos proporciona um crescimento constante do nosso trabalho, e ter sucesso profissional, é a nossa capacidade de lidar com os desafios, com as nossas emoções, é a relação saudável com o outro e com nós mesmos…e isso vem da inteligência emocional!

E a nossa inteligência emocional é algo construído, assim como os conhecimentos técnicos que adquirimos ao longo do nosso desenvolvimento profissional.

Quando você dá atenção às suas emoções, e percebe o quanto elas influenciam no seu sucesso ou fracasso, então, você terá muito mais chances de seguir firmemente no seu propósito, e se dedicar o máximo que puder para que ele se concretize e dê certo!

Leia livros, artigos, compre cursos que falem de autoestima, prosperidade, espiritualidade, que desenvolvam a sua capacidade e tragam entendimento da sua verdadeira essência. Confesso que já fui muito preconceituosa em relação aos livros de autoajuda, eu realmente achava que eram uma verdadeira enganação.

Mas, passando por uma grande crise pessoal, acabei deixando o meu preconceito de lado e entendendo que esse material era enriquecedor para minha alma, porque me dava uma direção para o meu verdadeiro propósito de vida.

Eu não sei em que momento você está agora!

Talvez você seja um jovem universitário, ou alguém que já está aposentado pensando que não resta mais nada a fazer! Quero te dizer que se você está lendo este artigo, é porque ele é para você!

Não importa a sua idade, o quanto você já sofreu na vida, suas dificuldades pessoais…esse é o momento para você seguir no seu caminho, descobrir o seu propósito e colocar em ação! Você merece se sentir vivo, realizado, e alcançar uma vida plena e cheia de propósitos!