Terapia dos Sonhos

Tempo de leitura: 4 minutos

Conhecendo os seus inimigos

Sempre gostei de investigar o significado dos sonhos que tinha. Algumas vezes conseguia interpretá-los, mas alguns outros sonhos não entendia nada do que queriam dizer. Tive sonhos que seguiam determinados padrões em diferentes fases da minha vida. Lembro de quando adolescente, no começo dessa fase, sonhava muito sendo perseguida. Eu corria…me escondia, eram sonhos que me deixavam bem atordoada. Mas é sabido que a adolescência traz muitas mudanças para o corpo físico, emocional e mental do ser humano…consequentemente, meus sonhos refletiam essas mudanças que eu vivia. Acredito que os sonhos mostravam esses sentimentos de angústia, ansiedade, medo, por tudo que era desconhecido naquele momento e o tanto que eu queria fugir do que era desconhecido.

Os sonhos nos mostram o mais profundo do nosso ser, um conhecimento que temos, mas que não é acessado de forma racional.

Geralmente estão lá memórias, sentimentos, emoções, experiências que guardamos ao longo da vida, que podem ser boas ou ruins. Muito dessas memórias já não lembramos de forma consciente. E muitos desses sentimentos, emoções, na maioria desagradáveis, fazemos questão de esquecê-las.

bunker-554239_1920

Só que esse esquecimento é apenas da parte do nosso consciente. Porque tudo isso vai ficar guardado no porão do nosso inconsciente. E toda sujeira, tudo que descartamos continua nos pertencendo, apenas está em um cômodo que não vemos com frequência, ou, para muitos, nunca foi frequentado. Assim, escondemos parte do que somos, nesse cômodo chamado inconsciente, porque não queremos conhecer nossas fraquezas, nossas dores. Queremos apenas aquilo que nos faz ter uma vida mediana, cumprindo com nossas obrigações, as máscaras que usamos para nos sentirmos aceitos na sociedade.

O sonho é a chave que acessa esse inconsciente inexplorável.

Toda vez que sonhamos, visitamos parte das nossas memórias, emoções, sentimentos… só que ele não nos mostra isso de forma clara, direta. Com uma linguagem simbólica, o sonho faz associações com lugares, pessoas, objetos, que vão compondo o cenário dos nossos sonhos, e cada peça vai nos indicando o que quer ser revelado. Uma lembrança traumática, uma situação que nos trouxe emoções intensas, uma mágoa profunda que queremos negar sua existência, uma experiência ruim que tive…tudo está no inconsciente e o sonho quer mostrar que está ali!

Dessa forma, se o sonho é a chave para o nosso inconsciente: nossas memórias, emoções, sentimentos…então, ele também é a chave para nossa cura!

Só podemos curar aquilo que tomamos conhecimento. Se conheço as minhas dores, aquilo que preciso mudar em mim, o que preciso perdoar, esquecer, melhorar, somente assim, terei condições de me libertar dos meus problemas. Tendo consciência do que preciso mudar, terei condições de dar o primeiro passo para essa mudança.

Mas, quando evito a qualquer custo olhar para os meus problemas, eles continuam lá, sendo acumulados, como os objetos que não uso mais em minha casa e os coloco no porão. E esse acúmulo de problemas não dá espaço para o novo. Para uma nova percepção da vida, um novo olhar que poderia modificar minha vida para melhor! Então, imagine, que você tem um rancor enorme do seu pai. Alguns dos seus sonhos mostra esse sentimento que não foi curado em você. E a única coisa que você faz é evitar a qualquer custo este sentimento. Evita seu pai, trata mal, quer mostrar o quanto você tem razão… porque ele realmente nunca foi um bom pai! Mas, quando você não se liberta deste sentimento de raiva, revolta, rancor…isso tudo influencia outras áreas da sua vida: seus relacionamentos amorosos, a sua estabilidade financeira, saúde…a sua autoestima é afetada. E você não entende que tudo isso é influenciado por essa mágoa que guarda do seu pai. E provavelmente, os sonhos já quiseram te alertar sobre isso diversas vezes!

Por isso, o nome terapia dos sonhos!

Os sonhos resgatam aquilo que precisamos curar, nos faz perceber que estamos longe daquilo que gostaríamos de ser realmente! Longe da nossa verdade, da nossa essência! É uma ferramenta de autoconhecimento, sem a qual, não saberíamos qual o nosso verdadeiro caminho e como alcançar a felicidade. E a razão principal deste site existir é o poder de nos curarmos! Libertando-nos de toda sujeira que emoções, pensamentos, crenças negativas impregnam as nossas vidas e nos faz sermos apenas pessoas medianas, com uma vida sem propósitos! É preciso se curar para alcançar a felicidade, a plenitude do ser. E os sonhos podem nos mostrar esse caminho para o encontro com nós mesmos, com a nossa verdade, com a nossa realização!

Aqui neste site você terá artigos que ajudam a explicar melhor sobre este tema. Alguns artigos já publicados:

Neste artigo, estão algumas dicas de como sonhar melhor e aproveitar seus sonhos como forma de autoconhecimento.

http://opoderdacura.com.br/os-sonhos-podem-ajudar/

Se inscreva no nosso site, cadastre seu e-mail no campo abaixo! E receba atualizações sobre este tema, mensagens, artigos, cursos…e muito mais!! Você receberá conteúdo de qualidade para ajudá-lo no dia a dia, na sua evolução e autoconhecimento!