Técnica EFT

Tempo de leitura: 12 minutos

Libertando-se de padrões negativos

Sobre a EFT

A EFT é uma técnica de desbloqueio energético. Ela nos ensina que emoções negativas causam bloqueio nos meridianos, que são canais por onde circula a energia vital, ocorrendo a interrupção no fluxo energético do organismo. Com o desbloqueio desses meridianos, o fluxo é restabelecido e a emoção negativa desaparece.

É uma técnica que usa conceitos da acupuntura, os mesmos meridianos trabalhados na acupuntura são usados na técnica, de uma forma mais simples, e sem o uso de agulhas. Consiste em batidinhas que serão dadas em determinados pontos do corpo, por isso a técnica também é conhecida como “tapping”. Essas batidinhas serão feitas com as pontas dos dedos, seguidas de frases faladas ao longo do processo, contando sobre as emoções, acontecimentos, que geraram o sofrimento na pessoa.

Como surgiu a técnica

A EFT foi desenvolvida a partir de uma outra técnica, a TFT (Thought Field Therapy), criada pelo psicólogo americano Dr. Roger Callahan, PHD, que conhecia técnicas da medicina oriental como a acupressura (acupuntura sem agulhas) e outras técnicas energéticas como a cinesiologia aplicada.

Tudo começou quando atendia a uma paciente sua, Mary, que sofria há muitos anos com o medo intenso de água, não conseguia, sequer, tomar banho em uma banheira. Apesar das inúmeras sessões de terapia com outros terapeutas, Mary não via melhora substancial do seu problema.

Dr. Roger Callahan gostava de estudar e praticar terapias energéticas, e tinha grande conhecimento em acupuntura e cinesiologia. Um dia, sua paciente Mary comentou que o medo que sentia de água trazia uma sensação ruim no estômago. Então, Dr. Callahan teve a ideia de estimular o ponto do meridiano relacionado a esse órgão, que é abaixo do olho.

-Passou! Mary falou surpresa ao Dr. Callahan que o seu medo de água desaparecera. Dr. Callahan não acreditava que anos de fobia haviam se dissolvido em poucos minutos. Anos depois, Mary continuava livre da fobia que a atormentara durante anos e anos.

Impressionado com o que aconteceu, Dr. Roger Callahan começou a estudar e relacionar os meridianos (pontos da acupuntura) com as fobias e outros problemas emocionais. Criou então a TFT, sua tradução seria, terapia do campo do pensamento.

Interessado no sucesso da técnica, o engenheiro Gary Craig que estudava a área de desenvolvimento pessoal, tornou-se aluno do Dr. Roger Callahan. Aprendeu a técnica e teve resultados espantosos. Passado um tempo de experiência com a técnica, Gary Craig questionou a rigorosidade na sequência de batidas, chamadas de algorítimos. Criou então, uma “receita básica”, com uma sequência única que poderia ser usada para os mais diversos problemas, preservando a eficácia do método. Simplificando a técnica, assim surgiu a EFT.

O que pode ser tratado com a EFT?!

Depressão                       Alergias

Pânico                              Pressão alta

Mágoas                            Crianças

Rejeição                           Autoestima

Ansiedade                         Insônia

Emagrecimento               Performance nos esportes

Relacionamentos            Doenças (de enxaquecas a doenças graves)

Dores                  

Medos e Fobias

Traumas

Vantagens da EFT

A vantagem da técnica é a simplicidade em ser aplicada, até mesmo uma criança pode se aplicar. E seus resultados são surpreendentes! Com uma estimativa de 90% de solução dos casos, ela não tem contraindicações e pode ser feita várias vezes ao dia, quanto se achar necessário. Além de ser autoaplicável, você pode explorar suas emoções, pensamentos e sensações ruins e usar a técnica em si mesmo, tendo um bom resultado. Um terapeuta o ajudará na investigação dos acontecimentos que desencadearam essas emoções, sensações e pensamentos ruins de forma profunda e mais eficaz, mas se você tiver alguma facilidade em se conduzir, pode começar a se aplicar e terá bons ganhos emocionais também.

Veja um pouco mais do que a EFT é capaz de fazer em sua vida.

Para sessões com a técnica EFT, acesse a página:

http://opoderdacura.com.br/contato-e-sessoes-de-eft/

Minha experiência com a técnica

A primeira vez que utilizei a técnica, eu apenas peguei um manual gratuito em um site e fui me aplicando. No meu caso, fiz para um sentimento de rejeição que me acompanhava durante anos e anos. Depois de muito investigar, descobri que o sentimento de rejeição vinha de quando estava na barriga da minha mãe!

Esse é um caso um pouco complicado, porque eu precisei que alguém me falasse, no caso a minha mãe, sobre o que havia se passado quando eu era apenas um feto. Existem casos em que a pessoa não tem acesso às lembranças que trouxeram as emoções negativas. Então, a ajuda de um psicólogo, um terapeuta, seria fundamental. Ou mesmo, quando a pessoa não consegue relacionar o evento passado com a emoção negativa que tem. O terapeuta tem muita experiência para ajudar nesse processo.

Que emoção negativa você carrega?! Como investigar as suas emoções!

unhappy-389944_1280

Como bem sabemos que as emoções são energias, então, a emoção negativa é uma energia danosa para a nossa vida. Saúde física, emocional, mental, relacionamentos, vida profissional e pessoal sempre refletem a emoção negativa que você carrega.

Como exemplo, você conhece pessoas coléricas?! Aquela pessoa explosiva, que demonstra toda raiva, na mais simples das circunstâncias. O estressado que dirige no trânsito, aquela pessoa que trata mal funcionários de uma loja porque não achou que era bem atendida. Todos esses carregam uma ou mais emoções que fizeram ter a atitude que têm.

As vezes, nós, que nos achamos normais, já nos pegamos em determinadas situações que agimos de forma exagerada, e depois pensamos…Por quê fiz isso?! Tudo isso é a energia das emoções negativas que se manifestam em situações incômodas. E como um alarme que dispara, a emoção que está ali, adormecida no seu interior, é disparada! E você reage…como se tivesse em perigo, e a sua ação é exagerada, desproporcional. Não dá tempo de pensar, é a emoção que se manifesta primeiro.

Vou pegar o meu exemplo, eu tinha um sentimento de rejeição e quando eu passava por uma situação incômoda: alguém que me tratasse de forma ríspida, um trabalho que fiz e não fui reconhecida, uma desilusão amorosa…todo acontecimento ruim despertava em mim, o sentimento de rejeição. Então, eu reagia com raiva, indignada, triste, me sentindo vítima de tudo e todos.

Tratando o sentimento de rejeição muitas das minhas reações foram embora. Consegui agir com tranquilidade e clareza em situações estressantes, em acontecimentos difíceis. E ainda que o dia não fosse bom, não existia mais aquela carga negativa acumulada, que antes me fazia despejar toda insatisfação que carregava.

Então, assim, você deve analisar suas emoções. Aquela emoção que aflora em um momento de discussão, de estresse, em um dia ruim…fique atento! Não deixe essa emoção passar, pegue-a e utilize a EFT. A partir dessa emoção que surgir, você saberá qual sentimento está por trás das suas reações, e que acontecimentos na sua vida, o que você viu e escutou, causaram o bloqueio da sua energia, impedindo você de agir com consciência e clareza, e ter paz na sua vida.

Para sessões com a técnica EFT, acesse a página:

http://opoderdacura.com.br/contato-e-sessoes-de-eft/

Aplicação da técnica.

  • Frase de Preparação

Você começará a aplicação da técnica com uma frase:

Embora eu tenha esse problema (substituir pelo que se quer tratar) eu me amo e me aceito profunda e completamente.”

Como exemplo, suponha que o problema a ser tratado é uma mágoa que você sente. Então, a frase de preparação será:

Embora eu sinta essa mágoa, eu me amo e me aceito profunda e completamente.”

Junto com a frase, você baterá no ponto do karatê (na figura abaixo). Falando a frase 3 vezes enquanto bate no ponto repetidas vezes.

Obs: Você pode falar a frase ou repetir mentalmente. Falar ajuda a acessar a emoção que está reprimida.

Sobre a frase de preparação

Muitas pessoas tem dificuldades ao falar essa frase. Muitos pensam que se aceitar tendo o problema é ser conivente com o problema a ser tratado, e que isso não ajudará no processo de cura. Outros, não conseguem se aceitar e se amar.

É importante falar a frase, ainda que você sinta uma grande resistência, pois quando você diz que se aceita apesar do problema, ainda que não tenha convicção do que está falando, você se abre e permite a cura na sua vida.

Receita Básica

Depois da frase de preparação e das batidas no ponto do karatê, você repetirá o problema que quer resolver batendo em outros pontos.

Então, pegando o exemplo acima, o problema a ser tratado será “essa mágoa”. Você baterá com as pontas dos dedos, de forma suave, mas firme, repetidas vezes em cada ponto, falando o problema…essa mágoa! E seguirá nesta sequência:

desenho eft 2desenho eft 2 mod

Obs: Você pode reduzir o seu tempo de utilização da técnica, usando apenas os 8 primeiros pontos. Esse é um atalho que reduz o tempo de aplicação e mantém a eficácia da técnica. Isso porque os meridianos, pontos, estão interligados. E uma vez estimulando um ponto há reflexo em outro ponto.

Atalho:

(1) Ponto Topo da cabeça

(2) Ponto Início da Sobrancelha

(3) Ponto do Lado do Olho

(4) Ponto Embaixo do Olho

(5) Ponto Embaixo do Nariz

(6) Ponto Embaixo da Boca

(7) Ponto Osso da Clavícula

(8) Ponto Embaixo da Axila

Veja abaixo, o vídeo de rodada com a EFT para dor com o criador da técnica, Gary Craig, e entenda melhor como aplicá-la.

Procedimento Gama 9

Após fazer as batidas nos pontos você poderá usar o procedimento Gama 9. Este procedimento trabalha o cérebro de várias maneiras. Usando o conhecimento da cinesiologia aplicada, este procedimento é bem estranho! Utiliza o movimento dos olhos para acessar memórias, o cantar e contar até 5 para trabalhar o hemisfério emocional e o racional.

Enquanto se bate sucessivamente no ponto gama (na figura acima), você realizará as ações:

(1) Feche os olhos, (2) Abra os olhos, (3) Olhar para baixo à direita, (4) Olhar para baixo à esquerda, (5) Gire os olhos no sentido horário, (6) Gire os olhos no sentido anti-horário, (7) Cantarole qualquer canção por 2 segundos, (8) Conte até 5, (9) Cantarole qualquer canção por 2 segundos.

Após realizar o procedimento gama 9, você repetirá a sequência dos 13 pontos da Receita Básica.

Recapitulando:

1º Ponto do karatê (e a frase de preparação)

2º Receita Básica

3º Procedimento Gama 9

4º Receita Básica

Não é necessário realizar o procedimento Gama 9. Você pode realizar a Receita Básica, ou mesmo apenas o atalho dos 8 pontos. Fica a seu critério! Os resultados continuam a ser surpreendentes, independente de qual forma usar. Em muitos sites e blogs sobre EFT, vê-se pequenas mudanças na frase de preparação, alguns usam o procedimento gama 9, outros não. E outros, associam a EFT com outras práticas terapêuticas.

Obs: O importante é você saber que a função da EFT é a de fazer uma limpeza! E para isso, você precisa acessar emoções, pensamentos negativos e crenças limitantes que impedem a sua energia de fluir na direção de um estado saudável e pleno, alcançando a felicidade!

Para sessões com a técnica EFT, acesse a página:

http://opoderdacura.com.br/contato-e-sessoes-de-eft/

Se quiser conhecer mais sobre a EFT, acesse o site do criador da técnica, Gary Craig (site em inglês):

http://www.emofree.com/

Para informações sobre cursos no Brasil, com o próprio criador da técnica (site em português):

http://www.emofree.com.br/

Outro site de grande importância no Brasil, através do qual conheci a técnica EFT, é o do André Lima. Com um vasto conteúdo, cursos na área da autoestima, autossabotagem, emagrecimento, prosperidade…Acesse:

http://www.eftbr.com.br/

Sobre informações da técnica TFT (Thought Field Therapy), que deu origem ao EFT. Tem o site do Leandro Percário, com informações sobre cursos com a técnica.

http://www.tftbrasil.com.br/

Se inscreva no nosso site, cadastre seu e-mail no campo abaixo! E receba atualizações sobre este tema, mensagens, artigos, cursos…e muito mais!! Você receberá conteúdo de qualidade para ajudá-lo no dia a dia, na sua evolução e autoconhecimento!