Superação! Como dar a volta por cima e vencer os seus desafios.

Tempo de leitura: 11 minutos

 

Fracasso, desânimo, derrota…são palavras muito conhecidas nossa, e constantemente utilizadas em nossa vida para expressar uma dor!

A dor da rejeição, alguém que eu amava me deixou, a dor da humilhação, fui criticado injustamente pelo meu chefe, a dor pelo medo da falta, vivo a minha vida me sentindo ameaçado de perder o emprego, de não ter o sustento para a minha família, de depender de outras pessoas.

Liberte-se do peso das emoções com técnica EFT. Acesse: Técnica EFT

A nossa dor é profunda e enraizada em tudo o que acreditamos!

Acreditamos que, se o outro, que não me ama mais, for embora, eu jamais serei feliz ao lado de outra pessoa! Que o meu chefe está sempre com a razão, e tudo o que ele me disser vai determinar o que sou ou deixo de ser. Que nunca terei condições de ter uma vida melhor com o trabalho que tenho!

Assim, me sinto um fracassado, derrotado e desanimado com a minha vida…porque estou focado, o tempo todo, nos aspectos negativos de tudo o que está a minha volta.

Talvez, se você parasse pra pensar em tudo o que você é e já superou nessa vida…acredito que não se sentiria tão derrotado assim!

Pense no lado bom das coisas! Pode ser que essa situação financeira ruim que vive, seja um incentivo para você colocar em prática um projeto de um sonho antigo que você já tinha esquecido.

Ou, o fim desse relacionamento, seja uma oportunidade para você se valorizar mais, se conhecer melhor, e perceber, que o mais importante, é você se amar primeiro!

Momentos difíceis, situações ruins, acontecem em nossa vida para que possamos olhar para ela, e refletir se estamos no caminho certo!

homem que caminha sobre trilho de trem

Encaramos o sofrimento como algo ruim…mas, na verdade, ele apenas indica que há algo que precisamos mudar, ou melhorar, se empenhar e fazer melhor.

Mas, infelizmente, entendemos o sofrimento como uma punição, como algo contra mim…eu não merecia, não era pra ter acontecido desse jeito, será que sou alguém tão ruim?!

E assim, sofremos muito, queremos esquecer…e não vemos o lado bom, o incentivo para fazer diferente e conquistar a nossa felicidade. Aquele sofrimento é apenas uma parte do nosso percurso, que nos dará a direção para o caminho certo, o caminho da nossa realização!

Existe sempre uma boa história de superação a ser contada, e através de cada uma, percebemos o quanto nos faltou tão pouco para alcançarmos a nossa realização, a nossa plenitude, se tivéssemos levantado do chão na primeira topada e seguido em frente!

Você conhece a história de João Carlos Martins?!

João Carlos Martins é um grande regente e pianista brasileiro que sofreu várias adversidades na vida. Aos 5 anos de idade, passou por uma cirurgia para retirada de um tumor benigno do pescoço, e precisou superar o trauma de uma cirurgia malsucedida.

Incentivando o filho em sua recuperação, seu pai deu de presente um piano, que seria a descoberta de seu talento e propósito na vida.

Aos 20 anos, João Carlos Martins já era um pianista aclamado e conhecido no mundo inteiro. Mas, sua história teve uma reviravolta com um acidente em um jogo de futebol, aos 26 anos. O pianista, perdeu o movimento de 3 dedos da mão, ficando impossibilitado de tocar piano por um ano inteiro.

Sua recuperação foi demorada, e ainda, sua situação foi agravada por um violento ataque que sofreu durante um assalto, que comprometeu a sua atuação como pianista.

orquestra sinfônica

Mas, João Carlos Martins não desistiu da música…da sua grande paixão! Impossibilitado de tocar piano, o pianista seguiu como maestro! E não deixou que seu sonho se perdesse.

Steve Jobs

Steve Jobs foi co-fundador da empresa Apple, responsável por grande parte da tecnologia que temos hoje, de computadores, i-phones. E sua história também foi de muita superação…foi oferecido para adoção com poucos dias de nascido, até encontrar uma família que o acolhera, a família Jobs.

Aos 17 anos entrou para uma das melhores Universidades da região de Oregon, nos Estados Unidos, mas, abandonou a carreira universitária 6 meses depois para seguir o seu sonho.Durante essa fase viveu de forma penosa…conseguia pequenos trabalhos para ganhar trocados e garantir sua sobrevivência.

empresa apple de computadores

Até criar a empresa Apple e a revolução do computador pessoal, foram muitos percalços…e mesmo depois de todo o sucesso, Steve Jobs passou por uma demissão da empresa que criara, retornando anos depois, e mais tarde, a descoberta de um câncer, contra o qual lutou anos e anos.

Outra história de superação…Michael Jordan.

Michael Jordan foi um grande jogador do basquete americano, e desde bem jovem se interessou pelos esportes. Mas, quando adolescente, com 1,88 de altura, foi rejeitado pela equipe de basquete da escola por ser considerado de baixa estatura para a função. 

Apesar disso, nunca desistiu do seu sonho de ser um grande jogador de basquete!

jogo de basquete

Entrou para um time da Universidade da Carolina do Norte onde ficou por 3 anos, até alcançar o Chicago Bulls, um dos maiores times americanos. Entre sucessivos fracassos, perdas, lesões que comprometeram a sua atuação, Michael Jordan ganhou 3 títulos consecutivos, e se tornou, mundialmente, um dos maiores jogadores de basquete!

E porquê conto essas histórias?!

Aqui, fiz um resumo dessas histórias que encontrei em alguns sites! Não sou uma grande conhecedora da vida de João Carlos Martins, Steve Jobs, Michael Jordan…apenas queria exemplificar o que é a superação dos nossos desafios.

E nada melhor do que ter esses exemplos reais para nos inspirar!

O que todos esses grandes personagens têm em comum?! Observe, que cada um, acima de tudo, tinha um grande sonho! E esse sonho era o que os impulsionava contra as adversidades da vida…apesar dos inúmeros problemas, doenças graves, rejeição, dificuldades financeiras…eles continuaram no caminho que levaria à realização do seu sonho.

Busque o seu sonho!

Talvez você esteja pensando que é muita pretensão querer se comparar com pessoas tão especiais, tão fora do comum…que isso não é para todos! Mas, entenda que sim…sonhar é para todos, e ir em busca da realização desse sonho é para todos também!

Ainda que você não saiba qual é o seu sonho, que não tenha incentivos, condições financeiras para isso…esteja sintonizado com essa vontade de realizar, de alcançar o seu propósito, que, então, os meios para isso chegarão até você!

Para algumas pessoas, essa missão, sonho, desponta muito cedo, quando crianças!

As vezes, devido a grande dificuldade que passaram, que levou a uma atitude determinada de vencer na vida, outros, por terem sido incentivados desde pequenos a explorarem as suas aptidões. Mas, para a grande maioria, chega tarde, na fase adulta ou já na velhice.

E ainda, têm aqueles com diversas aptidões, que não conseguem escolher um só caminho!

ciclista contemplando a paisagem sobre uma montanha

Ou mesmo, pessoas que carregam sonhos e propósitos que vão se modificando conforme as fases da vida. E está tudo certo! Isso não significa ser alguém incoerente, que não sustenta suas ideias…se você é dedicado naquilo que faz, ainda que seja por um período curto, você está no caminho da sua realização!

O que percebo nas histórias contadas, além dos grandes sonhos que eles tinham, era a sua determinação…a garra para superar os obstáculos e essa vontade de vencer! Nada os segurava nesse caminho…não sei, se em algum momento, eles pensaram em desistir!

Mas certamente, não estavam presos a desculpas para deixar de fazer o que queriam fazer.

E essa questão é a que mais derruba as pessoas em sua caminhada!

Vença a autossabotagem.

Entenda, que as vezes, um determinado propósito tem um tempo breve de realização, e sabemos, quando esse propósito já não nos serve mais! Mas isso, é diferente de desistir, e arranjar desculpas para não fazer o que temos que fazer. E esse é o processo da autossabotagem…quando sabemos que queremos algo, e uma força maior nos move no sentido contrário ao nosso propósito!

Procrastinamos afazeres importantes, que nos levaria a alcançar a nossa meta. Sentimos preguiça em realizar alguma tarefa, em colocar em ordem o nosso dia a dia, mesmo sabendo que será fundamental para o desempenho e conquista do nosso sonho. Estamos sempre encontrando desculpas, que muitas vezes nos parece bem convincente, e isso é inconsciente.

Vença os processos de autossabotagem, eliminando emoções negativas com a técnica EFT. Acesse: Técnica EFT

pés acorrentados

Há uma grande resistência que é alimentada pelas nossas emoções!

A autossabotagem, e essa resistência que sentimos, vem das emoções e pensamentos negativos acumulados durante a nossa vida. E são eles que nos detêm quando precisamos superar algum desafio, e ficamos presos em um ciclo de desistências…tudo o que começo não termino, ou, começo entusiasmado e logo depois perco a vontade…parece que não tenho motivação para nada!

Outra grande característica que vimos nessas histórias de superação, e acredito que seja algo fundamental…

Resiliência

A resiliência é a capacidade de sermos flexíveis diante das dificuldades. E essa é uma capacidade que bem mostramos nas histórias acima, todos os três, exemplificam bem essa determinação! Diante de grandes infortúnios e problemas graves, que poderiam ser vistos como algo impeditivo para a realização dos seus sonhos, eles continuaram, se adaptaram e deram a volta por cima.

Observe, que eles teriam toda a razão para não continuarem no seu caminho…

João Carlos Martins, perdeu os movimentos dos dedos, e certamente, seria o fim de sua carreira! Steve Jobs, poderia ter desistido quando se deparou com grandes dificuldades financeiras. Michael Jordan já poderia ter abandonado o seu sonho desde a escola, quando foi considerado de baixa estatura para os padrões dos jogadores de basquete.

Então, entenda, através desses grandes exemplos, que a nossa superação, depende muito de nós mesmos. E isso é para todos os casos! Seja no campo profissional, de relacionamento, saúde…não desista, quando alguém disser que o seu caso não tem cura! Não desista, se você está sozinho agora e busca um relacionamento amoroso! Se você quer tanto seguir uma carreira, mas ninguém o apoia…não desista!

Acesse o vídeo do Bruno Gimenes, terapeuta, escritor, palestrante na área de desenvolvimento pessoal, criador da empresa Luz da Serra, e saiba como vencer suas limitações para seguir adiante!

Acesse, também, o E-Book Como encontrar a sua missão e eliminar os bloqueios da sua prosperidade: faça o download aqui e-book-asuamissao

Liberte-se da dor de não ser quem você quer ser!

Quando você entender que a confiança, a atitude, diante dos problemas: seja a falta de dinheiro, um divórcio, a demissão do emprego…é a grande chave para a superação dos seus desafios, você encontrará o caminho para a felicidade! E essa confiança, adquirimos quando conhecemos o nosso propósito, a nossa essência, e nos deixamos ser guiados pela nossa sabedoria interior.

Esteja certo de que você consegue acessar essa sabedoria interior…longe de emoções, pensamentos, crenças negativas que podem interferir nas suas avaliações.

Quando estamos em equilíbrio, fica mais fácil de entender, que vencemos etapas até alcançar as nossas realizações! E assim, superamos os desafios, alicerçados em uma base sólida de emoções, pensamentos e boas vibrações, que nos faz sempre buscar o melhor e a superação do que somos!

Espero que essas histórias sirvam de inspiração para você ir em busca das suas realizações!

Estamos nesse mundo para realizar, para sermos plenos! Confie na sua sabedoria interior e não se deixe abater por comparações, julgamentos…A grande maioria não sabe o que quer para si, muito menos, tem a capacidade de avaliar a vida do outro! Então, confie, seja, e realize!