Qual a razão de ter sonhos lúcidos?! Uma reflexão, e dicas para conquistá-los!

Tempo de leitura: 10 minutos

Você sabe o que é um sonho lúcido? Muitas pessoas têm buscado métodos, dicas, para alcançarem os sonhos lúcidos. Que nada mais é que estar consciente quando você tem um sonho. Perceber no momento do sonho que você está sonhando e que aquilo não é a sua realidade.

Talvez, muitas pessoas já tenham vivenciado um sonho lúcido sem se darem conta disso, porque você pode observar o seu sonho, o que acontece nele, sem interferir no enredo da trama, na sequência de acontecimentos que o sonho te traz, e entender que esse processo quer trazer uma mensagem do seu inconsciente para sua consciência.

E basta que você esteja receptivo aos sonhos que tem!

Mas, o que a grande maioria procura sobre os sonhos lúcidos é uma forma de se entreter nos sonhos. Alguns falam em conseguir voar, outros, em conquistar alguém especial no sonho, em conseguir realizar grandes viagens, grandes acontecimentos…enfim, tudo o que na realidade, a pessoa se ver incapaz de conseguir!

Existe, então, uma manipulação do sonho, e não apenas o observar! Muitos querem manifestar nos sonhos as suas vontades e desejos, e para isso são treinados para conseguir o cenário, as pessoas, e tudo mais que seja perfeito para realizá-los.

Devemos entender os sonhos como um recurso para acessarmos as emoções, sentimentos, e todo conhecimento do inconsciente que nos possibilita o autoconhecimento.

Porque é através dele que podemos resolver nossas questões, as nossas dificuldades, e superar os desafios que nos surgem. Entendo que manipular os sonhos é perder uma preciosa oportunidade de conhecer a si mesmo e buscar a mudança necessária para sua vida.

Muitos sonhos podem mostrar aspectos da nossa personalidade, de comportamentos que adquirimos e que não queremos ver. Mas, é através desse olhar para os problemas que nos assolam, que podemos encontrar o caminho para a felicidade.

Encontre os aspectos negativos da sua personalidade e trabalhe-os  com a EFT.

http://opoderdacura.com.br/contato-e-sessoes-de-eft/

Desde a minha adolescência, eu tenho sonhos lúcidos. Acredito que consegui essa habilidade devido aos inúmeros pesadelos que tinha na época. Eram cenas de medo, pavor, alguém que corria atrás de mim para me matar, monstros, fantasmas…uma infinidade de sonhos pavorosos…e estes sonhos são comuns na infância e adolescência!

Lembro que sempre que me via em uma situação de perigo, no sonho, eu pensava: isso é só um sonho, nada vai me acontecer de verdade! E assim, eu continuava no sonho, as vezes, acordava e não voltava a sonhar mais, outras vezes, eu voltava a sonhar e o sonho tinha um desfecho surpreendente, deixava de ser um pesadelo para ser uma compreensão de tudo que estava vivendo no sonho.

coelhinho que voa pela cidade desenho

Assim, aprendi a ter sonhos lúcidos…mas, deixo que os sonhos me conduzam para o que eles querem me mostrar!

Uma vez, sonhei com um homem que entrava em uma escola e matava vários jovens, e eu também era uma jovem colegial no sonho. Lembro de tentar fugir de todas as maneiras da escola, mas não conseguia de jeito nenhum, as portas estavam trancadas, a escada não tinha fim, eu sempre voltava para o mesmo lugar.

Até que em certo momento desisti de fugir, parei de correr e fui andando até o homem que já havia matado centenas de jovens. Olhei para ele e disse que compreendia toda a frustração que ele carregava, e falava que ele nunca fora amado e essa era a razão de toda a raiva que ele sentia pelos jovens! Depois que eu falei, o homem parecia ter compreendido e foi embora da escola.

Certamente, que eu não queria viver um sonho desses novamente! É muito angustiante, e todo o medo é bem real, você sente os calafrios, o coração bater acelerado, a adrenalina que te impulsiona a correr o mais rápido que puder. Mas, ainda assim, não escolheria um sonho manipulado por mim!

Eu deixei que o sonho seguisse o seu fluxo, e todas as minhas reações foram bem verdadeiras, até que precisei tomar a coragem de ao invés de reagir, eu agir para ter uma conversa com o homem assassino. Talvez, esse homem que sonhei, representasse uma parte de mim que tem raiva e se sente frustrado, e quando pude compreendê-lo deixei que ele fosse embora.

Uma parte de mim foi compreendida e agora deixo ir!

Enquanto eu tentava fugir no sonho, o homem continuava matando, mas, foi ao encarar ele de frente que eu consegui vencê-lo!

Assim, acredito que são os seus sonhos! Encare-os de frente, não tente fugir! Mesmo que sejam pesadelos, observe e tente interpretar qual a mensagem deles. Fique atento, mantenha-se consciente, observando o seu sonho, para entender qual é esse processo pelo qual você precisa passar e aprender.

Muitos sonhos são processos terapêuticos que solucionam questões na sua vida, que você precisava ter uma compreensão, e que de forma consciente você não teria acesso.

fantasma em frente a uma escada

Os sonhos, considerados pesadelos, trazem muitos aspectos sombrios da nossa personalidade, mas, não é algo para se temer, e sim, a oportunidade de deixarmos para trás, padrões de comportamentos negativos que só limitam a nossa vida.

Espero que você entenda a importância dos seus sonhos, e porque evitar manipulá-los por causa de uma vontade, um desejo. Lembre-se, os seus sonhos são portais para o seu vasto inconsciente e toda a oportunidade de você se conhecer e se libertar dos seus problemas. Se você impede essa comunicação com o inconsciente, você deixa de aprender e de receber informações que o auxiliarão na descoberta do seu eu verdadeiro.

Então, queira os sonhos lúcidos! Desde que você permita essa comunicação verdadeira, sem manipulações do ego, que tenta a todo custo, permanecer na ilusão das fantasias…e quer manter o seu Eu verdadeiro dormindo em um sono profundo.

E se você não consegue ter sonhos lúcidos, aqui estão algumas dicas:

Uma boa qualidade de sono

Em primeiro lugar, para ter sonhos é preciso ter uma boa qualidade de sono. Muitas pessoas, com a correria do dia a dia, não conseguem dormir direito, estão tão estressadas e ansiosas, que relaxar é algo muito difícil.

Para ajudar neste processo, meditar antes de dormir é uma boa dica para os que sofrem de insônia. Você se desliga dos seus problemas e consegue um estado relaxado para dormir bem.

Para conseguir dormir bem e ter sonhos, tenho essa meditação que encontrei no youtube. Um som em frequência theta, mesma frequência que o nosso cérebro atinge quando estamos no estágio REM,  estágio que precede ao sonho. 

Interesse pelos sonhos

Tenha consciência da importância dos seus sonhos. Sempre que for dormir, tenha a intenção de sonhar e lembrar do que você sonhou. Isso gera um estado de atenção e alerta que manterá o foco no seu sonho, acordando, você terá maior clareza e detalhes daquilo que você sonhou.

A intenção é algo poderoso, coloque uma intenção também para você ter consciência durante o seu sonho. Assim que você começar a sonhar, tenha o hábito de se perguntar no sonho, como você chegou ali. Questione os seus sonhos sempre que os tiver sonhando.

Registre os sonhos

Tenha na cabeceira da cama, próximo de onde você dorme, um caderno, um gravador, o que você achar melhor para registrar os seus sonhos. Tenha o hábito de anotar todos os seus sonhos, coloque a data deles e registre com o máximo de detalhes possíveis.

Essa prática mostra como funciona os seus sonhos, quais elementos aparecem e que identificam que aquele é um sonho e não a realidade. Nos meus sonhos, por exemplo, vejo que as construções são deformadas, o teto da casa é muito baixo, as ruas não levam a lugar nenhum, eu saio de casa e de repente estou em outra cidade. Você consegue perceber essas falhas e entender que esse é um sonho.

Despertar durante um sonho

Tente acordar durante o sonho e volte a dormir. Eu sempre tive facilidade de acordar a noite, geralmente para ir ao banheiro, se você também acorda com frequência, assim que levantar, lembre do sonho que estava tendo naquele momento, não deixe ele se perder.

Se você não tem facilidade de acordar, coloque um despertador para tocar no meio da noite, quando você já tiver umas 2 horas de sono. Logo depois, deite-se e resgate na memória o sonho que você teve. Você entenderá que acordou de um sonho e que agora você se permite voltar a ele. Esse hábito traz uma noção mais rápida de que você está no meio de um sonho, e aquilo não é realidade.

composição relógio, rosto, borboleta

Espero que as dicas auxiliem na conquista dos seus sonhos lúcidos. A maioria dos artigos, livros sobre sonhos lúcidos trazem estas dicas. Algumas, percebi que funcionaram bem para mim, pela longa vivência que tenho com os sonhos lúcidos. É importante se manter atento e desperto nos sonhos, tendo consciência daquilo que você está vivendo no momento.

Perceba os cenários, pessoas, emoções que fazem parte do seu sonho. Quando você se mantém lúcido, você se foca nesses detalhes e consegue uma compreensão melhor do sonho que tem. Consegue, também, interpretá-los, e até mesmo, como em uma terapia, trazer à tona questões que você precisa tratar em seu interior.

Se você conseguiu identificar nos seus sonhos padrões negativos que carrega na vida real, saiba como se libertar desses padrões e ter uma vida plena e próspera!

http://opoderdacura.com.br/contato-e-sessoes-de-eft/

Tenha sonhos lúcidos, são importantes para a compreensão do seu ser, mas evite o fantasioso mundo dos sonhos manipulados. Não vale a pena o esforço contra o processo natural dos seus sonhos, a conversa que o seu inconsciente quer ter com você e mostrar soluções para problemas que estão enraizados, ou ideias que surgem para sua vida, encontros e trocas que devem ser feitos de forma livre.

O seu inconsciente tem a sabedoria para indicar a você o melhor caminho, enquanto a sua consciência é limitada, e só vai até o ponto que o seu ego, preso à ilusões, permite.

Se inscreva no nosso site, cadastre seu e-mail no campo abaixo! E receba atualizações sobre este tema, mensagens, artigos, cursos…e muito mais!! Você receberá conteúdo de qualidade para ajudá-lo no dia a dia, na sua evolução e autoconhecimento!

Também…deixe seu comentário sobre este artigo, o que achou sobre ele?!

Você já teve sonhos lúcidos?!

Qual foi sua sensação ao ter consciência em um sonho?! Você teve alguma revelação, a solução de algum aspecto negativo em sua vida?

E também deixe sua sugestão…para tornar os artigos sobre este tema cada vez melhores…Adoraria saber a sua opinião!! Obrigada!