Por quê temos tanto medo de errar?! Saiba quais comportamentos sabotam as suas ações!

Tempo de leitura: 9 minutos

 

Como está sua vida neste momento?! Você se vê feliz com a vida que leva?! Sente que age com plenitude, alinhado com uma vontade maior, com o seu propósito?! Ou, parece que você não consegue atingir todo o seu potencial, como se algo paralisasse você, e tudo parece difícil de ser alcançado?!

Quando surge o descontentamento em alguma área da nossa vida, percebemos que algo não vai assim tão bem e precisamos mudar. As vezes, somos pessoas bem-sucedidas que aparentemente não teria alguma razão para se queixar da vida. Mas, internamente, somos alertados para uma incoerência do que sentimos e o que vivemos!

Em qual área da sua vida você se sente descontente, desanimado?!

Essa sensação de sermos incoerentes é uma manifestação de emoções conflitantes que habitam em nós. Quando sentimos que devemos fazer algo diferente, mas a culpa, a vergonha, o medo, nos faz “aceitar” a nossa situação atual e ficamos na nossa zona de conforto, frustrados por não agir como queríamos.

Ficamos frustrados, e para não sentirmos mais culpa pelo que deixamos de fazer, tentamos negar essa frustração. Através de desculpas que aparentemente parecem ser uma grande verdade. Mas, no fundo, no inconsciente, o que nos impede mesmo de agir é o grande medo do fracasso!

O medo de errar é um dos maiores sabotadores da nossa vida! Nos impede de aprender e alcançar todo o nosso potencial!

O medo de errar nos desperta uma grande ansiedade por causa dos pensamentos sobre as inúmeras possibilidades de fracasso, quando decidimos fazer algo! Para se libertar dessa ansiedade que nos paralisa, acompanhe um exercício com a técnica EFT com o professor, palestrante na área de desenvolvimento pessoal, André Lima. Assista o vídeo assim que ler o artigo!

Se você sente que não consegue explorar todo o seu potencial, investigue as emoções e crenças que estão por trás disso, e elimine esse padrão negativo com a técnica EFT! Aprenda como se autoaplicar a técnica e tenha grandes resultados: Técnica EFT

O medo de errar vem de uma autoestima baixa, quando sinto dificuldade de me ver como alguém capaz de superar desafios, estando preso a um passado de experiências negativas carregados de emoções e pensamentos ruins ao meu respeito.

Alguém que tenha tido um passado de dificuldades na escola, pode carregar uma sensação de não ser bom o suficiente para conseguir um bom trabalho, ter uma boa condição financeira. Porque acredita que não ter sido um bom aluno, não ter tido sucesso na sua vida estudantil, significa que também não terá sucesso na vida profissional.

A nossa baixa autoestima nos leva a uma percepção limitada sobre nós…

E essa limitação acontece porque evitamos situações, desafios, pelo medo de se frustrar, como já aconteceu no passado.E não damos a oportunidade de superar o fracasso, o que aumenta cada vez mais a percepção negativa a nosso respeito!

Então, se você sente que o medo de errar é forte em você, observe, se os seus comportamentos indicam uma autoestima baixa! Acompanhe abaixo, alguns desses comportamentos sabotadores que temos, e que nos levam à paralisia pelo medo de errar!

Você tem algum desses comportamentos?!

Depender do reconhecimento dos outros!

Uma das atitudes mais sabotadoras de quem carrega uma baixa autoestima é esperar sempre um reconhecimento alheio! Esse comportamento pode nos levar à paralisia de uma ação, porque queremos agradar todo mundo e ficamos paralisados diante da possibilidade de alguns não gostarem do que fazemos, ou do que somos!

Essa atitude nos leva a fazer coisas que não queremos para agradar o outro e ser aceito por ele.

Talvez você seja uma pessoa que não saiba dizer não quando lhe pedem um favor, e você faz para agradar mesmo se sentido contrariado. Ou, você pode deixar de fazer algo que queira, porque acredita que pessoas que estima muito: sua família, amigos não concordam com suas ideias e podem rejeitar você!

casal que briga e se separam

Essa busca pelo reconhecimento das pessoas se torna algo insano!

Você quer colocar a sua opinião, sente-se desconfortável em fazer o que não quer, mas para não ser criticado, acaba cedendo às vontades do outro! Esse medo da crítica nos paralisa nas nossas ações, e como eu não consigo agradar a todo mundo, eu evito me expor para não ser criticado!

Quando não sabemos lidar com as críticas, isso é sinal de uma baixa autoestima! Veja quais acontecimentos na sua vida levaram à uma percepção negativa de si mesmo. Trabalhe as emoções e crenças que levaram a baixa autoestima! Conheça a técnica EFT! Acesse a página para saber como se autoaplicar a técnica e ter grandes resultados na sua autoestima:  Técnica EFT

Se você vive nessa busca de reconhecimento: seja de amigos, familiares, colegas do trabalho…

Saiba que essa necessidade de se sentir reconhecido pode estar atrapalhando as suas conquistas. Muitas pessoas podem não se agradar com as suas propostas, suas ideias, mas entenda, que isso é apenas opinião delas, não fique preso ao que os outros pensam sobre você!

Ficar se comparando às outras pessoas!

É comum você se comparar com pessoas do trabalho, da família, com amigos?! As vezes, não percebemos essa comparação com o outro, mas, podemos perceber esse comportamento quando falamos ou pensamos sobre alguém, e automaticamente, surge o sentimento de inadequação em relação ao outro.

Essa comparação leva a um sentimento de inferioridade. Quando entendo que estou muito aquém de alcançar um resultado satisfatório, e esse sentimento me gera um desânimo que me faz desistir antes mesmo de começar! Eu não tento porque já me sinto um fracassado.

Se você pensa em uma pessoa que admira…

Talvez você se olhe e diga o quanto é difícil alcançar o nível de sucesso que aquela pessoa alcançou! E essa comparação certamente é muito injusta com você…porque você pode estar no início de um trabalho, e o outro, já está em outro nível, já tendo superado todas essas dificuldades iniciais que você tem passado.

A comparação só nos paralisa!

Quando pensamos que é impossível alcançar algum sucesso na vida se não tive a educação, a família, o tempo que o outro teve…quando acreditamos que existem condições ideais para se vencer na vida, podemos esperar eternamente, e nunca daremos o primeiro passo!

A comparação vem do sentimento de inferioridade, e geralmente, tem sua origem na infância, quando fomos habituados a nos comparar com o irmão, filho do vizinho, coleguinha da escola…nos dando a impressão que o outro é sempre melhor do que somos, não importa o que se faça! Se você carrega esse sentimento de inferioridade, liberte-se desse padrão com a técnica EFT. Acesse a página: Técnica EFT

Viver reclamando de tudo!

Outro comportamento, de quem tem uma baixa autoestima, é reclamar sempre! Talvez, você até pense ter razão em reclamar do governo, da crise econômica, do seu chefe, do marido, da esposa. Mas, o que não conseguimos perceber é que essa reclamação nos coloca numa posição de vítima.

mulher apontando o dedo com raiva

E como vítimas, sempre colocamos a culpa em algo ou alguém pela nossa situação ruim!

Essa posição de vítima é quando olhamos para o outro e entendemos que ele nos prejudicou, e ficamos esperando um reconhecimento, um pedido de desculpas, ou uma ação que nos tire do sofrimento que estamos. Esperar que o outro reconheça o seu erro, pode ser extremamente frustrante! 

Talvez o outro não se ache o errado da história, ou, ainda que tenha alguma culpa, pode nunca reconhecer isso!

E todo o sofrimento por essa situação, de esperar que o outro reconheça o erro dele, pode levar você a uma paralisia nas suas ações. Talvez, você tenha algum problema com um sócio, que te trouxe um prejuízo financeiro, e você entende que só vai reerguer a sua empresa, os seus negócios, quando ele quitar as dívidas.

O comportamento vitimista está associado a uma dificuldade de ser responsável pela vida, por se achar incapaz! Então, toda dificuldade que passa é projetada como se o outro fosse culpado. E na verdade, a pessoa não consegue ver o seu potencial e capacidade de tomar suas próprias decisões! Para sair desse padrão negativo, conheça a técnica EFT: Técnica EFT

Veja como esse pensamento te mantém refém de uma situação ruim!

Você não cresce, não progride, por esperar que o outro corrija um erro que cometeu contra você! E se existem várias situações injustas, em que você culpa alguém pelos seus fracassos, certamente, essas situações serão as desculpas que você encontrou para não tentar algo novo, diferente, se reerguer e alcançar o sucesso!

Então, você se identificou com algum desses comportamentos?!

Acompanhe este vídeo motivacional, com trechos do livro Destino, Liberdade e Alma, de OSHO. A importância do erro em nossas vidas! “…porque para chegar à porta certa, é preciso primeiro bater em muitas portas erradas!”

Quando trabalhamos a nossa autoestima podemos nos livrar desses comportamentos sabotadores, e realizar aquilo que queremos com mais confiança, clareza e vontade. Porque não existe mais as razões inconscientes que justificavam o seu medo de agir.

Se você se sente preso, paralisado nesse medo de errar, saiba que a técnica EFT pode te ajudar a sair desses padrões sabotadores e resgatar a sua autoestima. Levando a uma nova percepção da vida, longe de crenças, emoções e pensamentos negativos que minam a compreensão sobre você e suas verdadeiras capacidades!

Conheça a técnica EFT, acesse a página e saiba como autoaplicar a técnica para ter grandes resultados! Acesse a página. Técnica EFT

Deixe o seu comentário…você gostou do artigo?! E se quiser receber mais desse conteúdo, não deixe de se cadastrar no site! Você saberá como encontrar e expandir o seu propósito de vida, e como se libertar de padrões negativos que seguram o seu crescimento!

Agradeço por você estar aqui! Acesse abaixo!