Descubra o carrasco que vive em você! Os pensamentos que o aprisionam em um ciclo de autossabotagem.

Tempo de leitura: 11 minutos

O que seria um carrasco? Alguém malvado, cruel, insensível, perverso. Pelo significado comum, é o indivíduo responsável em executar uma sentença de morte. Pensar que alguém ou algo nos ameaça de forma tão aterrorizadora que poderia nos tirar a vida.

Quantas dessas características vemos em muitas pessoas. É perfeitamente entendido que alguém cruel, que tortura o outro, é considerado um carrasco: um pai exigente demais, pode ser considerado um carrasco pelos seus filhos, um chefe intolerante é um carrasco dos seus funcionários.

Mas, será que percebemos quando esse carrasco está dentro de nós?!

Como alguém cruel com o outro age…o pai autoritário, o chefe intolerante?! Certamente, agem e falam manipulando as pessoas, controlando-as através da ameaça que gera um medo constante, e estão certos de que o outro vai ceder às suas pressões porque possuem um poder sobre o outro.

Assim também agimos contra nós mesmos!

retrato de uma mulher com medo, fundo escuro e sombrio

Somos ameaçados por algo considerado muito poderoso: os nossos pensamentos. Eles estão carregados das “verdades” sobre nós e estão sempre apontando o dedo, mostrando o quanto devemos nos submeter às suas “verdades”, se não, sofreremos a consequência da nossa desobediência.

Imagine um jovem que está na escola e tem pavor de se expor e falar na frente da turma…

Então, o professor resolve organizar um seminário e o aluno precisará explicar um trabalho para seus colegas de classe. Assim que o professor fala sobre o seminário, passam diversos pensamentos na sua cabeça: “eu não sei falar em público, vou gaguejar”, “todos vão perceber como estou nervoso, vou começar a tremer”, “eu sempre esqueço o que tenho que falar na hora”, “a última vez que apresentei um trabalho, foi um fracasso”.

Como estes pensamentos influenciam o aluno?!

Encontre um tempo para assistir este vídeo sobre a energia do pensamento. Saiba um pouco mais do poder dos pensamentos e como eles criam a nossa realidade!

Como um carrasco, os pensamentos deixam o aluno preso no medo do fracasso, e esse medo pode ser tão aterrorizante, que o aluno vai se sabotar…não estudar como deveria para a apresentação, e se sair mal, ou mesmo, faltar a apresentação do trabalho.

Porque se identifica com a crença de que “não consegue falar em público”, e de forma inconsciente fará de tudo para confirmar essa crença.

Isso é um ciclo que, geralmente, não percebemos como começa. Observe que o aluno pensa o tempo todo naquilo que não vai dar certo, e ele é aprisionado dentro desses pensamentos, e age conforme esses pensamentos.

Ele se autossabota…não estuda como deveria, apesar do medo de se expor, não se prepara como deveria para a apresentação, e certamente, não se sentirá seguro no dia.

Saia desse processo de autossabotagem, conheça a técnica EFT  Técnica EFT 

E a autossabotagem é isso, você se prejudica de alguma forma para confirmar os seus medos, suas crenças e pensamentos incessantes!

pés acorrentados sobre a areia

E isso se estende para os mais diversos aspectos da vida. No trabalho, nos relacionamentos, no ganho financeiro…

Você pode se sabotar para conseguir uma promoção no trabalho, você coloca a culpa no colega que fala mal, que tem inveja, mas, de forma sorrateira, na verdade, é você colocando dificuldades para conseguir o que quer, a partir dos seus pensamentos sobre como se sente em relação a você.

Inconscientemente, você nem se sente assim tão capaz de conseguir algo melhor…e os seus pensamentos estão girando entorno dos motivos para desistir: “as pessoas vão falar mal de mim”, “tem pessoas que estão a mais tempo no trabalho e nunca foram promovidas”, “posso perder algumas amizades no meu setor”, “meu chefe é uma pessoa difícil”.

Você é coagido pelos pensamentos a desistir do que você quer!

Tudo parece uma verdade absoluta e que não existe uma forma de contornar esses problemas para que você alcance os seus objetivos.

Então, você pode concluir: “já que o meu chefe é uma pessoa difícil mesmo é melhor eu nem tentar”, e assim, você sabota o seu crescimento, os seus ganhos, e fica cada vez mais frustrado, se sentindo cada vez mais incapaz.

O sentimento de incapacidade está relacionado à lembranças, crenças, que geraram emoções e pensamentos negativos. Para se libertar desses aspectos negativos, conheça a técnica EFT! Acesse aqui Técnica EFT

Em que momento, tudo vai ser mais fácil para você dar o primeiro passo na direção do que você quer? No momento em que você tentar dar esse passo!

O aluno com medo da apresentação deve se preparar e tentar fazer uma boa apresentação, o funcionário que busca a promoção deve deixar o medo do seu chefe e da rejeição dos seus colegas de trabalho, e se sentir merecedor dessa promoção.

Entenda como funciona o ciclo de autossabotagem!

Algum evento em sua vida gerou uma crença, que está sendo afirmada através dos pensamentos automáticos, gerando alguma emoção, sentimento, e isso vai se perpetuando ao longo da vida.

Como exemplo, o aluno que tem medo de se expor em sala, deve ter passado por eventos semelhantes em que se sentiu constrangido diante dos outros, e o medo de passar pela situação novamente sabota as suas ações.

um quadro negro esciro em giz Help me
Ajude-me!

Imagine que esse mesmo aluno se sentiu envergonhado ao urinar nas calças quando criança, na frente dos colegas. Essa emoção, da vergonha, do constrangimento ficou marcada.

A partir disso, os pensamentos foram sendo elaborados: “como não fui capaz de pedir para ir ao banheiro”, “sou um tolo, um idiota”…porque escutou isso dos outros, ou porque supôs isso pela reação da professora e dos colegas.

E assim, essa experiência ruim deixou a marca do medo, do constrangimento. E, inconscientemente, resgato a emoção dessa experiência em outras situações em que posso ser julgado pelas pessoas…ainda me sinto como o garotinho que fez xixi nas calças!

Não quero que outros riam de mim novamente, então, posso evitar pessoas, situações, que acredito estarem me ameaçando, e que podem me constranger novamente. E isso pode ser algo muito ruim para minha vida, se também evito o que pode me beneficiar!

Mas isso é automático! Não estou consciente deste processo em mim!

Mesmo aquilo considerado bom para você, como o caso do funcionário que busca uma promoção, você pode se sabotar, procurando desculpas para não fazer o que tem que fazer.

O seu inconsciente guarda a crença de que não é capaz, e você de forma racional sabe que precisa ganhar mais, e pedir a promoção ao seu chefe, mas, o sentimento de ser incapaz, reforçado pelos pensamentos de inadequação, é maior, e você se sabota!

Liberte-se das crenças limitantes, com a técnica EFT, acesse: Técnica EFT

Há uma grande insegurança em mostrar o que você é aos outros.

E não existe algo mais desafiador, do que mostrar isso em um momento em que você está sendo avaliado, em sala de aula, falando para várias pessoas, ou, quando precisa convencer, o seu chefe, das suas qualidades e o porquê de você merecer a promoção, quando nem você se convence disso.

Certamente, você se sente inseguro e, talvez, na sua memória, não há registros de boas lembranças relacionadas ao evento que vive no momento.

Essa insegurança vem de memórias, muitas da infância, em que você se sentiu cobrado, julgado, rejeitado, criticado, comparado com outras pessoas.

Isso, associado à falta de elogio na infância, gerou uma crença de que você não é bom o suficiente! Você pode ter se tornado alguém extremamente crítico, exigindo muito de si mesmo, sem valorizar as suas qualidades e aquilo que você faz de bom.

Ainda que faça um bom trabalho, uma boa apresentação, fica sempre a sensação de que não se saiu tão bem, e que as pessoas estão apenas sendo gentis com você.

Isso leva à baixa autoestima…

Você se cobra cada vez mais e não importa o que faça, está sempre em desvantagem. Esse padrão pode levá-lo a um comportamento extremamente competidor, agressivo, ou, a uma apatia, em que “não importa mais o que faça, nada será bom mesmo, então, melhor nem tentar fazer!”

E pensamentos de “como sou burro”, “não sei fazer nada direito”, “não tenho competência”, “não sou capaz”…é um julgamento automático. Existe um juiz severo na minha cabeça que me julga o tempo todo!

Entenda mais sobre o processo da autossabotagem! Assista o vídeo do André Lima, terapeuta, professor e palestrante na área de desenvolvimento pessoal…e tenha acesso a uma aula gratuita sobre o tema, e um exercício prático com a técnica EFT, para ajudá-lo a eliminar a autossabotagem de sua vida. Assim que concluir a leitura do texto, assista este vídeo! Será muito esclarecedor!!

A minha expectativa em relação ao que sou é muito alta, inalcançável!

Porque construí um juiz interior com base nos excessos de crítica e comparações, e não sei identificar o momento que devo aceitar que está certo, que está bom, ficou muito bem assim e pronto…eu não tenho esse parâmetro! E isso pode me levar a uma ansiedade descontrolada, a uma depressão.

Esforço-me, tento o melhor, e não alcanço lugar algum…eu não tenho a percepção de que alcancei algo! Só existe uma longa estrada, e não paro para descansar e entender que já percorri vários quilômetros dessa caminhada, e isso pode levar à exaustão ou à desistência!

Esse é o carrasco que tem se apossado da vida de tantas pessoas!

Quantos estão extremamente ansiosos, depressivos, porque já não encontram razão alguma para seguir nesta vida! Não conseguem aquietar os pensamentos negativos e ter uma nova percepção da sua vida!

Muitos, passaram a vida inteira acreditando no que os seus pensamentos diziam incessantemente, sem entender que isso é apenas uma programação baseada em crenças que fomos acumulando ao longo da vida.

E essa programação pode ser mudada!

placa indicando vários caminhos: Medo, Confiança, Medo
Medo, Confiança, Medo

Limpe essa programação da sua vida, e então, terá uma mente nova, com pensamentos saudáveis e positivos que o impulsionarão para o seu crescimento!

Para limpar essa programação negativa, livre-se de toda carga emocional que acumulou ao longo dos anos! Faça essa limpeza no seu interior com a técnica EFT: Técnica EFT

Quando estamos presos à crenças que nos limitam, não saímos do lugar! Não arriscamos a fazer uma boa apresentação em um seminário, não pedimos o aumento para o chefe, não nos permitimos ter bons amigos ao lado, um relacionamento feliz, não permito a felicidade…

Liberte-se da negatividade, dessas emoções e pensamentos negativos. E deixe que sua vida flua! Livre-se do carrasco que você não merece ter!

Se inscreva no nosso site, cadastre seu e-mail no campo abaixo! E receba atualizações sobre este tema, mensagens, artigos, cursos…e muito mais!! Você receberá conteúdo de qualidade para ajudá-lo no dia a dia, na sua evolução e autoconhecimento!

Também…deixe seu comentário sobre este artigo, o que achou sobre ele?!

E também deixe sua sugestão…para tornar os artigos sobre este tema cada vez melhores…Adoraria saber a sua opinião!! Obrigada!