Cure as suas emoções negativas com a técnica EFT!

Tempo de leitura: 7 minutos

Qual o seu estado emocional neste momento?! Você está ansioso, preocupado, com raiva de uma situação ou pessoa, triste por causa de uma perda, ou, em um estado depressivo, em que nada mais te alegra, vivendo em constante desânimo, desmotivado?!

Somos afetados permanentemente por alguma emoção negativa, algumas emoções chegam e vão embora depressa, outras, instalam-se no nosso campo energético, influenciando os nossos pensamentos, ações, e até a nossa saúde física!

São muitas as causas das emoções negativas: traumas, lembranças de infância, um comportamento padrão familiar que passa de geração a geração, crenças limitantes que despertam em nós alguma emoção ruim, e até mesmo, pessoas à nossa volta que sempre compartilham os seus problemas, aflições, e que ficamos identificados…

…e carregamos toda emoção negativa como se fosse nossa!

solidão, homem que olha uma paisagem sombria

Tudo isso nos leva a um estado emocional alterado! Reagimos com muita agressão, tristeza, somos influenciados de forma negativa naquilo que pensamos, falamos. É difícil entender o que é nosso, da nossa essência, e o que é apenas a emoção se manifestando!

Quando estamos em paz, com as emoções mais positivas, fica mais fácil responder ao outro que foi grosseiro conosco, que ele foi errado…sem deixar que as emoções interfiram! Posso não gostar do que me fizeram, posso discordar do que me falaram, mas colocarei as minhas palavras com calma e clareza, sem agredir, sem me exaltar!

E toda essa emoção negativa pode ser tratada com a técnica EFT.

Conheci essa técnica em 2012, e através dela reduzi muito a ansiedade que sentia. Vejo relatos extraordinários de pessoas que foram curadas do pânico, da depressão, fobias de anos e anos. Além, do restabelecimento da autoestima, aumento da prosperidade, pois sabemos que muitas das nossas crenças impedem o nosso crescimento profissional, financeiro. Assim, a EFT atua em várias áreas e é uma ferramenta para encontrarmos a nossa paz interior e desenvolver todo o nosso potencial!

O que é a EFT?

A técnica EFT é uma sigla em inglês, para “emotional freedom techniques”, sua tradução para o português seria “técnica de libertação emocional”. Consiste em batidinhas que serão dadas em pontos de meridianos de acupuntura, e esses pontos são canais de energia no corpo, conhecidos pela medicina oriental, e uma vez bloqueados podem gerar doenças, dores, estados emocionais negativos. Quando estimulados esses pontos, restauram a saúde física, emocional da pessoa.

Qual o uso da EFT?

A EFT pode ser utilizada para os mais diversos problemas, emocional: tristeza, raiva, mágoa, sentimento de incapacidade, baixa autoestima, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, fobias, doenças e dores físicas, desempenho nos esportes, nos negócios, prosperidade, problemas de relacionamento, emagrecimento…

Geralmente tratamos o emocional, porque muito dele gera os mais diversos problemas, inclusive as doenças físicas!

A vantagem desta técnica é que ela é auto aplicável, ou seja, você pode se aplicar sozinho sem precisar de um terapeuta!

Como se aplica a EFT?

Primeiro, você traz a questão que quer trabalhar, por exemplo, uma mágoa do passado. Lembre da cena que trouxe essa mágoa, tente lembrar dos detalhes: pessoas, local, cheiros, veja se no seu corpo há alguma sensação, dor, desconforto. Então, avalie qual a intensidade da sua emoção, sentimento…de 0 a 10, considerando 10 o de maior intensidade.

No processo com o terapeuta, conte um pouco da história que trouxe esse sentimento, para que o terapeuta o auxilie no ponto em que esta dor está mais enraizada, e possa acontecer a liberação dessa emoção.

Também, a medida que você vai se trabalhando, vão aparecendo novas lembranças, uma outra emoção…pode ser que a questão que você trabalhou a princípio tenha mudado, então, você trabalhará essa nova questão. Quando essas mudanças acontecerem, fale para o terapeuta, para que ele te conduza nessa nova questão que surgiu.

Em cada rodada da EFT, você avalia como está a intensidade da sua emoção, até que ela reduza de intensidade drasticamente, ou, desapareça completamente.

Então seguiremos uma rodada de EFT, começando pela frase de preparação:

Mesmo que eu sinta essa mágoa, eu me amo e me aceito profunda e completamente!”

Conheça a técnica, assista a um vídeo de uma sessão com a EFT feita no evento do Mente Próspera, do professor, terapeuta, André Lima, que é um curso voltado para a prosperidade.

Essa é uma frase que desperta o seu poder de cura, você aceita que tem o problema, e que esse o problema precisa ser resolvido. Então, você coloca a intenção de resolver essa questão, aceitando-se e amando quem você é!

Trabalha a reversão psicológica, ou autossabotagem! Ou seja, você quer muito melhorar em algum aspecto, mas existe uma força contrária que impede a sua melhora. De forma consciente você fala que quer passar em um concurso, por outro lado, algo te paralisa, e você não estuda como deveria para passar.

É mais ou menos assim, o seu organismo trabalha contra você!

E como um nó no seu campo energético, a sua energia não flui, e não acontece o seu crescimento em determinado aspecto da sua vida. Então, enquanto repetimos essa frase 3 vezes, batemos repetidas vezes no ponto Karatê.

Conheça os pontos da técnica EFT, acesse a página: Técnica EFT

Isso ajuda a desbloquear aquilo que está impedindo a sua cura e assim podemos dar sequência aos outros pontos da EFT.

Reações quando se aplica a técnica…

Durante o processo da EFT podem acontecer algumas reações que nos dão um sinal de que está acontecendo uma liberação da energia e a questão está sendo curada. Como exemplo, a pessoa pode bocejar sucessivas vezes durante as sessões, sentir um sono descontrolado. Sentir arrepios pelo corpo também é comum, suspiros, mostram que uma emoção mais enraizada e profunda está vindo à tona. Arrotos, sensação de um alívio profundo, etc.

À medida que fazemos a rodada, a pessoa pode ter sensações, dores, um mal-estar…mas, isso tudo vai sendo trabalho na própria sessão até que diminua ou desapareça completamente.

Se você está interessado em uma sessão com a técnica, acesse: Contato e Sessões de EFT

Considerações

À medida que trabalhamos com a técnica, surgem esclarecimentos, “insights” que a pessoa não tinha antes em relação à questão que está trabalhando. E é muito interessante como a própria pessoa tem uma nova percepção da sua vida, ali, no momento em que aplica a EFT.

Como exemplo, a pessoa antes se reclamava que o pai não a ajudava em nada, e de repente, ela muda esse discurso e passa a encontrar razões para agradecer o pai por algo que ele tenha feito.

Pode ser que essa mudança aconteça na mesma hora, ou dure algum tempo para fazer efeito. Também, cada pessoa tem um nível de cura, para algumas uma única sessão é suficiente, para outras, é necessário mais sessões. Mas, em média, 10 sessões e não mais de 20, já trazem a cura e liberação do problema.

É uma mudança fantástica, quando retiramos toda a carga emocional negativa, e encontramos apenas a essência da pessoa. Aquilo que de fato é verdadeiro e puro.

Então, ninguém é invejoso, triste, preguiçoso, mau-caráter…por natureza! São apenas estados emocionais que estão representando a vida da pessoa naquele momento. Quando ela se desfaz de toda essa negatividade, tudo isso cai por terra, e você segue o seu propósito, o seu ser verdadeiro!