A ansiedade nos tempos de hoje! Por quê vivemos tão ansiosos?!

Tempo de leitura: 12 minutos

 

O que vivemos na atualidade? Como vivemos e cuidamos dos nossos afazeres, dos nossos filhos, atualmente, e como era isso nos tempos dos nossos pais, avós?! Certamente, esse é um questionamento que nos fazemos sempre, quando observamos o ritmo frenético das grandes cidades, e como as pessoas parecem não ter tempo para cuidar das suas vidas!

Ou melhor, o cuidado com a vida, parece que se tornou algo insignificante!

Será normal, não ter uma boa noite de sono para dar conta de um trabalho que te exige sempre?! Um pai, uma mãe não ter tempo para seus filhos, e estes serem criados em escolas, creches, e por outras pessoas?! Ter que fazer tantas especializações, passar anos estudando, para ter um salário razoável no fim do mês?!

Não ter tempo para cuidar da saúde, ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, mas, quando pensa em saúde, apenas lembrar de pagar o plano de saúde no fim do mês?!

A exceção se tornou a regra...e tivemos que nos adaptar a viver sempre nessa tensão, de saber que não tomamos a melhor decisão, mas, escolhemos o melhor dentro do que podíamos, em uma sociedade marcada pelo imediatismo, o consumo rápido, o excesso de informações e falta de foco.

Preciso suprir o mais rápido possível a sensação de vazio…

mulher coloca a mão na cabeça em gesto de desespero

E sem saber ao certo o que significa essa falta, tento preencher com algo que me dê um alívio imediato. Da mesma forma, busco soluções imediatas para resolver o meu dia a dia. Comer um fast food, substituindo o almoço do dia, preferir andar sempre de carro, mesmo sabendo que uma caminhada de alguns minutos seria benéfica para a saúde.

Sempre alegamos nos faltar tempo…e esse se tornou o grande motivo das nossas decisões pouco saudáveis, fora da nossa essência e comportamento natural do ser! Mas, na verdade, o que nos falta é prioridade daquilo que é melhor para nós.

Isso gera o grande desgaste que vivemos atualmente!

Sabemos que a nossa alimentação é ruim, que os nossos hábitos não são bons. Mas, estamos cansados demais para fazer alguma mudança! Somos bombardeados o tempo todo por propagandas que estimulam o consumo excessivo, e o quanto seremos bem-vistos pela sociedade se seguirmos uma ou outra tendência.

Tudo isso gera um grande estresse…

De um lado, a nossa essência dizendo o que é melhor para nós, do outro, a pressão da sociedade para seguir um comportamento padrão! Ficamos presos nessa tensão o tempo todo, desde a mais simples decisão, o que vou comer hoje, até, a decisão de sair de um emprego que não te satisfaz mais! São pequenas e grandes doses de ansiedade ao longo da vida!

Então, uma das grandes causas da ansiedade é agir fora da sua essência, do seu espírito!

Falta de Conexão Espiritual

Não conseguimos escutar o que a nossa essência, o nosso Eu superior nos diz, e assim, ficamos confusos diante das situações que vivemos. Somos levados pelo que a maioria nos diz e faz, mas lá no fundo, sabemos que essa não é a melhor escolha, e nos sentimos inadequados, frustrados, irritados com algo que não conseguimos identificar, apenas sentimos!

Fomos criados e condicionados a uma vida baseada na aprovação do outro. Na busca pelo reconhecimento, aprovação, e para isso, estamos sempre usando máscaras que escondem o nosso verdadeiro eu.

Ter uma atitude própria, muitas vezes, pode ser considerado inadequado, e somos criticados por isso! Então, podemos evitar esse confronto, mas seremos enfraquecidos em nossa essência, gerando um grande desgaste energético, ficando apáticos diante da vida!

Essa apatia nos leva a momentos de explosão!

mulher mostra raiva fechando os punhos e tendo uma atitude agressiva

Aparentamos viver bem, aceitando tudo e todos, quando algo, alguém, uma situação, muitas vezes não considerada tão relevante assim, no faz perder a cabeça e explodir…agredimos, xingamos, temos comportamentos exagerados, reações desproporcionais à situação que vivemos!

Essa pressão que sentimos vem da falta de conexão com aquilo que somos. E pode nos levar a estados de ansiedade, depressão, síndrome do pânico, fobias, não conseguimos lidar com a vida que temos, seguindo padrões que não são condizentes com aquilo que acredito e quero para minha vida de fato!

É preciso resgatar essa conexão com o seu eu verdadeiro!

E para isso, é importante que você se liberte de crenças, emoções e pensamentos negativos, que não deixam você ser quem realmente é! Com isso, o nosso próximo tópico sobre o que causa a ansiedade será sobre emoções e pensamentos negativos.

Você pode alcançar a sua essência acalmando os pensamentos excessivos. Entrando em uma nova vibração, capaz de reabilitar o seu ser! Acesse essa melodia anti ansiedade, escute de preferência à noite, antes de dormir!

Crenças, emoções e pensamentos negativos

A negatividade que carregamos é a principal causa de todo o desequilíbrio do nosso ser, a nível psíquico, mental, físico, espiritual! Então, precisamos observar as nossas emoções, pensamentos, e aquilo que tomamos como verdade para nossas vidas, porque todas elas estão contribuindo para o que você vive neste momento.

Alguém extremamente ansioso está constantemente envolto por pensamentos sobre o seu futuro. Tenta de alguma forma prever e controlar situações e pessoas, e isso gera uma grande ansiedade, porque as coisas podem não ser como queremos ou planejamos.

Mas, a pessoa ansiosa é alguém extremamente inseguro de si e de suas capacidades, não consegue confiar e se entregar para a vida! Está preso nas crenças a seu respeito, e nas percepções distorcidas daquilo que viveu.

Essa pessoa pode ter uma crença de que não sabe lidar com o dinheiro, por exemplo. Ela acredita não ser capaz de lidar com suas finanças, e essa crença, ela pode ter adquirido porque alguém no passado a chamou de irresponsável, incompetente, por algum erro que cometeu, e isso gerou marcas profundas na sua autoestima.

Essa crença gerou uma percepção distorcida sobre si mesmo, e foi se perpetuando ao longo da sua vida, gerando consequências negativas! Criando pensamentos e comportamentos sabotadores.

uma composição de um rosto feminino que chora em um ambiente escuro com água e céu escuro de tempestade

Posso pensar que não mereço um cargo melhor por não saber o que fazer com o aumento do salário, escolher fazer um concurso público por não ver outras possibilidades de ter uma renda, aceitar ganhar pouco, mesmo sabendo que as minhas qualificações e experiência não estão condizentes com aquilo que recebo. Perder vendas na minha empresa, porque sempre adio aquilo que preciso fazer para melhorar as minhas vendas.

E todos esses pensamentos de fracasso, de que não sou capaz, que algo pode dar errado…me levam a comportamentos dos quais sempre me arrependo, e geram tristeza, medo, insegurança, raiva, sentimentos de incapacidade.

E esse é um ciclo, a crença alimenta os meus pensamentos e comportamentos, que alimentam as minhas emoções negativas, que me dá mais motivos para continuar aceitando essa crença. Eu não sou capaz de lidar com o dinheiro, então, eu perco oportunidades de ganhar mais, e isso me gera uma frustração que me leva a acreditar que eu realmente não sei lidar com o dinheiro.

Esse ciclo de negatividade vai gerando uma ansiedade…estou preso nesse ciclo e não sei como sair disso!

Essa sensação de impotência diante da situação que se repete, em um momento ou outro, será detonado como uma crise de pânico, transtornos, fobias, ou mesmo, doenças físicas. É preciso trabalhar essas crenças limitantes, limpar emoções e pensamentos negativos, para sair desse ciclo e encontrar a paz interior. Você terá maior controle das suas emoções, clareza mental, e melhor percepção da sua vida.

Para saber como limpar as emoções e pensamentos negativos, conheça a técnica EFT. Acesse: Técnica EFT

Veja também, um vídeo com a técnica EFT para você aplicar em casos que a ansiedade tem atrapalhado a sua tomada de ações. Dissolva a ansiedade e tenha mais tranquilidade e clareza nas suas decisões. Esse é um vídeo do André Lima, terapeuta, palestrante na área de desenvolvimento pessoal, pioneiro na divulgação da técnica EFT no Brasil.

 

Falta de movimento

Outra causa da grande ansiedade que temos nos dias de hoje é a falta de movimento. Com o aumento da tecnologia, ficamos cada vez mais parados, produzindo mais mentalmente e exercitando pouco o nosso físico.

Isso gera uma grande carga de energia acumulada, que não tem como ser escoada, e acaba alimentando ainda mais a compulsão pelos pensamentos, ideias e dificulta a nossa concentração, o nosso foco, e o descanso do nosso organismo.

Tudo passa pelo corpo, as nossas emoções são sentidas através dele.

E para se libertar dessa tensão de emoções e pensamentos, precisamos descarregar de alguma forma, através do riso, do choro, de alguma atividade que nos ajude a expressar e colocar para fora essa tensão, como cantar, dançar, andar, correr, e mesmo falar, conversar.

É algo simples, mas, muitos de nós tem perdido a simplicidade da vida para cumprir exigências de um sistema que não leva em conta a essência do ser humano.

O ser humano é composto pelo mental, espiritual, emocional e o físico. E se temos um meio físico, precisamos movimentá-lo para gerar mais energia!

ciclista pedalando em uma ciclovia imagem ao fundo de água e prédios

Acontece que nos habituamos a pensar que para ter mais energia é necessário poupar o nosso físico, e poupamos demais, tudo está ao nosso alcance! O controle remoto, o celular, o carro…tivemos grandes vantagens, mas, fazemos um uso inconsciente, irresponsável, que prejudica muita a nossa saúde!

Usamos muito o campo mental, estimulamos muito ele, haja vista que as nossas crianças estão cada vez mais hiperativas, não porque são ativas demais, mas, porque pouco se movimentam, e devido o excesso de energia das crianças é necessário que elas descarreguem essa energia através das brincadeiras de pular e correr.

Assim também, os adultos não descarregam a sua energia, trabalham sentados, usam carro o tempo todo, não têm o hábito de praticar exercícios físicos, e essa energia acumulada gera um grande estresse.

Essa falta de movimento gera a ansiedade, que pode ser traduzida em dores físicas, musculares.

A energia acumulada gera tensões mentais, emocionais, no físico, que pode ser alimentada por mais emoções e pensamentos ruins. Se você sente sempre uma dor na coluna, por exemplo, o estresse gerado por essa dor pode levar você a pensamentos e emoções ruins, que afetam mais ainda a sua dor física!

Aproveite para se movimentar um pouco, acompanhe essa aula de yoga da Amanda Dreher, criadora do projeto “Feliz com você”, trazendo a meditação e práticas de yoga como forma de alcançar uma mudança de vida! Acalme a ansiedade e ganhe mais disposição!

Então, observe os seus sintomas…como a ansiedade se desenvolve em você?

Já sabemos que a ansiedade tem sido um problema comum da modernidade, tendo em vista que muitos de nós está fora da sua essência e segue um padrão de vida que agride a natureza humana.

Essa ansiedade que vivemos têm sido a causa de doenças graves, como depressão, síndromes, transtornos…não é comum, não é natural a vida que levamos, por isso, o nosso organismo reage na forma do estresse, e quando deveríamos perceber que esse é o alarme para um problema mais grave, simplesmente ignoramos…porque a vida é assim mesmo!

Mas a vida não é assim mesmo!

Viver estressado, em constante pressão não é ter uma vida saudável, e pode alimentar uma série de doenças. Se você percebe que vive no limite da raiva, irritação, da ansiedade…pare, avalie a sua vida! Tente observar os seus pensamentos, emoções, não despreze eles, observe o seu estilo de vida, e o que você tem feito para alcançar o seu sonho, a sua vontade!

Essas são as principais questões da vida moderna.

Geralmente, um desses aspectos estamos deixando de fora da nossa vida, e isso tem causado a nossa ansiedade. Quando encontramos o equilíbrio, conseguimos lidar com as adversidades da vida. Estamos inteiros para uma nova oportunidade de trabalho, um novo relacionamento, novas amizades…

Abra mão do controle, seja você mesmo!

Aprenda a se conhecer melhor, a entender os sinais do seu corpo, a estar mais conectado com a natureza, com a sua natureza humana e divina. Estamos neste plano terreno para aprender, e esse aprendizado passa pela descoberta de como lidar com o corpo físico, e com a missão que trazemos para este mundo.

Respeite o seu tempo, o seu aprendizado. Libere-se do controle, da necessidade de querer sempre saber e entender tudo. Não espere que a vida siga um percurso linear…se você se limita para não ter que lidar com desafios, o seu maior desafio será o vazio de uma existência não vivida plenamente. Esse é o grande passo para sair do adoecimento pela ansiedade!